Matéria na Íntegra:
Esmalte: Mania Fashionista.
Que mulher hoje em dia dispensa um belo esmalte? Ele é tão importante no look feminino como o sapato, ou qualquer outro acessório, e se tornou um item tão utilizado que tem se tornado um destaque a mais nas matérias de moda por ter deixado de ser apenas um colorido nas unhas e ter passado a ser tendência em cores, formas e texturas. Principalmente as mulheres antenadas e fashionistas, adoram utilizar essas novas tendências.
Mas, de onde vem esse hábito feminino, de pintar as unhas, que já contagiou até mesmo alguns homens?
Bom, a história do esmalte é antiga, de acordo com registros, assim como muitos outros cosméticos utilizados para realçar a beleza feminina, o hábito de pintar as unhas surgiu no Antigo Egito, sob a influência de vaidosas mulheres como Cleopátra e Nefertiti . Porém naquela época, as mulheres utilizavam uma tintura de hena nas unhas, geralmente de cor preta. Outras tonalidades como o vermelho, por exemplo, por serem mais difíceis, eram restritas às mulheres da realeza. A partir daí, outras civilizações passaram a desenvolver tintas para serem aplicadas nas unhas e durante muito tempo as classes sociais puderam ser distinguidas através das cores das unhas. Os tons metálicos, por serem feitos com solução de prata, eram utilizados somente por mulheres de alto poder aquisitivo. Durante muito tempo o esmalte foi utilizado dessa forma, só no século XX, depois do desenvolvimento de diversos tipos de tinturas, é que foi desenvolvido o esmalte com uma composição mais parecida com o que se usa nos dias de hoje.
Durante grande parte do século XX, o esmalte foi mais visto como um aliado no realce da delicadeza feminina, do que um item de moda propriamente dito, na década de 50 e 60, os tons de rosa claro e os cintilantes eram os prediletos das mulheres, os tons de vermelho desde sempre foram clássicos referentes ao estilo pin-up e uma forte tendência ditada pelas atrizes hollywoodianas. A partir das décadas de 70 e 80 os esmaltes começaram a ficar mais coloridos, com mais opções também em texturas, entre os cremosos, translúcidos e cintilantes.
Hoje, o mercado de cosméticos tem ofertado cada vez mais opções de produtos para pintar e decorar as unhas e além dos esmaltes em diversas cores e estilos, temos também os acessórios para as unhas que incluem adesivos, strass, carimbos e até mesmo piercings. O que era exagerado e muitas vezes até esquisito virou moda e as unhas se tornaram um acessório à parte na composição do look. Algumas opções de estampas já estão no mercado em adesivos, o que torna muito mais prático e rápido do que decorar e fazer desenhos apenas com o próprio esmalte, a próxima novidade que já deve estar chegando ao Brasil é um esmalte que promete não descascar por pelo menos duas semanas, pois as consumidoras estão cada vez mais exigentes em todos os quesitos, inclusive, qualidade.
Oncinha, zebrinha, poás, rendinhas, flores, glítter e até efeitos interativos, como o craquelado que é uma famosa pintura artesanal já é disponível também em esmalte. Outras novidades interessantes também surgiram, como os holográficos que brilham na luz do sol, o efeito foil, metálico que imita o papel alumínio, os que mudam de cor de acordo com a temperatura e os que são decorados a partir das ondas de um ímã que acompanha o produto, sem contar as diversas formas que foram desenvolvidas para se decorar as unhas, e assim vão surgindo unhas de todos os tipos, cores e formas.
Alguns tipos fashionistas de decoração de unhas:
Marmorizadas: É um tipo de decoração que consiste em pingar gotas de esmalte sobre a água e mergulhar o dedo, transferindo a mistura para as unhas. Necessita de técnica para fazer pra que dê certo e não suje demais os dedos, pois pode dar muito trabalho para limpar.
Estampa Tenshi: É um adesivo específico para unhas, já vem no formato das unhas com tamanhos diferentes, é só adequar o tamanho de cada uma, colar e passar um finalizador por cima para não soltar. É prático, rápido e muito bonito, mas pode não ter a mesma durabilidade da unha decorada com esmalte de verdade.
Unha Filha única: Pintam-se quatro unhas de uma cor e uma de outra, em cada mão. Geralmente as mulheres gostam de pintar ou decorar a unha do dedo anelar com uma cor diferente, para destacá-la.
Variações da Francesinha: A tradicional todo mundo conhece bem, com a pontinha branca, mas hoje a francesinha ganhou variações, esmalte de uma cor com a pontinha de outra, ou esmalte fosco com a pontinha na mesma cor em textura brilhante, a variação em termos de estilos e cores ganhou o nome de Unha Inglesinha.
Meia- Lua: Destaca-se aquela parte mais branquinha que temos no canto da unha. Para conseguir o efeito é preciso pintar a unha de branco, esperar secar, isolar com um adesivo a parte que queremos que fique branca, pintar a cor desejada por cima, esperar secar e retirar o adesivo com cuidado.
Degradê: Existem dois tipos de degradê, no primeiro o efeito é feito em todas as unhas, geralmente com a ajuda de uma esponja, mesclando tonalidades diferentes de esmalte sobre a unha e o segundo é feito com uma tonalidade diferente da mesma cor para cada dedo, começando de um mais escuro até o mais claro sucessivamente.
Bom, com certeza são muitas opções de como transformar suas unhas em um acessório invejável, escolha o estilo que mais combina com você e aproveite para transmitir a sua personalidade através dos seus dedos!
Gostaram? A revista toda está disponível no site oficial da Beleza Bahia, leia clicando
aqui.