segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Matéria Tendências de Moda Primavera Verão 2010/2011, para a Revista Beleza Bahia. Por Aryadna Kimmel

Há um tempo, quando coleções de moda eram lançadas no Brasil, todas as vitrines pareciam iguais, lembram? Hoje em dia a moda começa a abrir as passarelas para todos os gostos e estilos, ganhando uma liberdade que as européias já conhecem há decadas.
Ainda que "tendência" continue sendo a sendo a palavra-chave para quem adora se antenar com o que vai ser sucesso, é notório que os estilistas têm diversificado nos temas e principalmente nos conceitos; misturando épocas, estilos, estampas e cores. Por isso pense bem antes de abrir mão das peças que você usou no verão retrasado. Renovar guarda-roupa está fora de moda! O negócio é mesclar e ousar – sem exagero, claro – dentro de uma certa…. Por que não dizer, "tendência"? (Valéria Castro, colaboração)

O calendário anual da moda começa a entrar na temporada de Verão e como decorrência deste ciclo de mudanças, a estação pode ser definida com características bem diversas. De acordo com as semanas de moda apresentadas no mundo inclusive as brasileiras, pôde-se identificar algumas vertentes utilizadas para a construção do lay-out físico dessa temporada.

Temas como o “Light Tech” volta-se para o futuro tecnológico de forma lúdica e otimista trazendo cores frescas e ácidas ligeiramente chamativas como o verde, rosa, turquesa, amarelo e laranja contrastando-se a uma série desbotada dos tons de cinza.

A natureza também inspira as novas criações, temas étnicos como a África traz modelagens com recortes assimétricos e bolsos utilitários, tecidos leves e cores em tons terrosos. A estampa de bicho deixa de ser o centro das atenções mas continuam aparecendo em aviamentos e pequenos detalhes.

O estilo “Folk” tem sido uma boa pedida e já tem seu lugar garantido nas ruas, atribuindo-se ao estilo natural traz babados, rendas e o romantismo dos cortes bem femininos com detalhes minimalistas, suas cores mais vibrantes como os vermelhos e violetas misturam-se aos tons mais neutros como ocres, argila, bege e cactos verdes.

De tudo um pouco terá um espaço nesse verão, os tecidos variam entre os mais leves ao já tão consagrado jeans que poderá aparecer em lavagens mais claras e cortes mais despojados.

Os acessórios são um destaque a mais na formação dos looks. Colares chamativos e volumosos dão uma nova roupagem e se tornam uma extensão da peça. A mistura de materiais é o forte entre os acessórios; pérolas, metais dourados, acrílico, moedas, correntes, tudo isso será válido na hora de se ornamentar.

As bolsas continuam com tamanhos que vão das pequenas às médias, as carteiras que já vêm sendo usadas a algumas temporadas continuam e abrem espaço às modelagens de bolsa-saco, uma nova tendência bem prática para o dia a dia. Para os pés a ordem são os detalhes. Sandálias sendo elas rasteiras ou de salto, tem que ter amarrações, tiras, abotoadores, zíperes, e se o exagero não estiver no modelo, com certeza estará nas cores que podem ser as mais variadas. O sapato hit do verão são os modelos clogs, estilo tamanco com a frente fechada.

Para quem não mora em lugares muito quentes, o inverno deixou de herança as ankle-boots e a meia-calça, mas claro que no verão ela vem mais leve e transparente para dar destaque às pernas femininas que vão estar sempre a mostra.


Para completar a produção, as tendências para a maquiagem trazem os tons metálicos e com muito brilho o que irá iluminar os olhares femininos, válidas para sombras e blushes.
Os tons fluo retomam o verão passado e as cores berrantes estarão super bem aceitas entre as mulheres. Em contrapartida os batons seguem a linha do fosco e tons desbotados como o nude em contraste com os olhos já tão destacados.
Mas para quem prefere chamar a atenção com a boca, uma boa dica é o batom laranja que é uma super novidade.
Os esmaltes, que costumam sempre combinar com o batom, dessa vez segue a linha dos olhos, tons metálicos, com glítter e cores bem vivas, fazem brilhar as mãos das mais antenadas.
Os penteados deste Verão estarão bem favoráveis ao clima quente da estação. Com cabelos presos, os coques vieram com tudo; baixos, altos, desfiados, são muito práticos para quem não tem tanta habilidade com os cabelos. As tranças também já vêm se destacando; mais desestruturadas são uma referência dos anos 70 e pode dar tanto um ar de sofisticação como de despojamento à produção.

Para quem gosta de pintura a dica é esquecer o louro descolorido e apostar nos tons mais naturais. O cabelo do verão terá tonalidades em castanho e mechas claras como se apenas tivesse tomado um sol.



Lembre-se que a moda está muito democrática, tem pra todos os gostos e o mais importante é estar na moda dentro do seu próprio estilo e com aquilo que realmente combina com sua personalidade. O estilo próprio tem sido a mega-tendência de todas as temporadas, aproveite bem as dicas e se sinta bem com o que mais combina com você.
(ARYADNA KIMMEL)

0 comentários:

Postar um comentário